A bibliteca Mallandro permite reproduzir no Arduino algumas das clássicas falas deste que é um dos maiores artistas brasileiros vivos: Serginho Mallandro. Esta biblioteca foi desenvolvida para ser usada no projeto "Campainha Mallandrinha", que anuncia aos frequentadores do SJC Hacker Clube a chegada de visitantes.

Para utilizá-la, basta fazer o download do arquivo abaixo, que está em formato workspace do MariaMole, mas é fácilmente adaptável ao IDE do Arduino: Basta renomear o arquivo example.cpp para example.ino.

Para testar, compile e grave o projeto "Mallandro" na sua placa e ligue um alto-falante entre os terminais GND e D11 do Arduino. Este examplo espera que o som seja ativado por uma chave push-button ligada ao pino D2. Portanto, para tocar o som é preciso ligar o pino D2 ao pino VCC da placa.

Importante: As saídas do Arduino não aceitam correntes maiores que 40 mA. Você pode queimar uma saída da sua placa se ligá-la diretamente a um alto-falante. Para proteger a saída, recomenda-se usar um resistor de 200 Ohms em série com o alto-falante. Isso diminuirá a potência do som, mas protegerá sua placa.

Para uma maior potência sonora, construa um amplificador simples, usando apenas um transistor NPN, ligando a base ao resistor de 200 Ohms da saída do Arduino. Como a qualidade do sinal sonoro é extremamente baixa, não são necessárias grandes preocupações com a qualidade do amplificador.

Esta bibliteca faz uso de outra biblioteca open-source, chamada PCM, desenvolvida por Michael Smith <michael@hurts.ca>. A biblioteca PCM permite reproduzir, num Arduino, sons armazenados no formato PCM, de baixa qualidade (8 bits, mono, 8 kHz). Como o Arduino não pussui saídas analógicas, a biblioteca usa uma saída PWM para simular um sinal analógico. Isso torna a qualidade do som bastante rústica, mas ainda inteligível.

Download da biblioteca