O AdBlock é uma mão na roda pra nevegar pelo inferno de propagandas que se tornou a Internet. Porém, alguns sites começaram a usar alguns artifícios para detectar e bloquear o uso do AdBlock.

O tutorial abaixo explica como ter o adblock novamente funcionando no site da Folha de S. Paulo. Não se assuste com a quantidade de opções: O processo todo não leva mais que 20 segundos!

No fim do texto tem uma explicação de como a detecção funciona, e como esse processo pode ser aplicado em outros sites

Tutorial

Passo 1: Ao se deparar com a página de bloqueio, clique no botão do AdBlock na barra de ferramentas do navegador, e escolha a opção "Open blockable items":

 

Passo 2: O AdBlock irá abrir uma lista mostrando todos os links que foram bloqueados nessa página. No caso da Folha, clique com o botão direito no arquivo indicado na imagem para abrir o menu de opções, e escolha "Add exception rule for them...":

 

Passo 3: O AdBlock irá abrir uma janela para configurar a nova regra. Simplesmente selecione a opção "Custom" e clique no botão "Add filter". A partir de agora o AdBlock voltará a funcionar no site da Folha.

 

Como os sites detectam o AdBlock?

Os métodos variam. No caso acima, o site se aproveita de uma caraterística própria do AdBlock: Ele bloqueia todos os links que tem o texto "ads.". Portanto, tudo o que o site precisa fazer é colocar alguma informação importante em um link com esse texto, e depois usar um script para verificar se aquela informação foi carregada ou não pelo navegador. Se a informação não estiver carregada, significa que o AdBlock está instalado e bloqueou o acesso ao link.

No caso da folha, o link é o snippet javascript indicado no tutorial acima:

http://static.folha.uol.com.br/paywall/js/1/publicidade.ads.js

E tudo o que esse código faz é definir uma única variável:

window.folha_ads=true

Assim, cada página do site pode detectar se o AdBlock está ativo apenas verificando se a variável "folha_ads" existe.

Seguindo o tutorial acima, você desbloqueia apenas o acesso ao código que cria a variável, fazendo com que o site "pense" que o AdBlock está desativado, e carregue a página normalmente, sem anúncios.