Bem vindo à minha horta wifi:

A caixinha amarela acima monitora a umidade do solo e a quantidade de luz recebida pelas plantas. Estes dados são capturados continuamente, e enviados a um servidor, que gera relatórios e alarmes:

Componentes

Sensores

Por enquanto o sistema opera apenas com sensores de umidade do solo e de quantidade de luz solar, mas outros sensores podem ser adicionados facilmente, no futuro. Ambos os sensores são bem simples, baseados num divisor de tensão (Ao lado)

Antes da montagem final, os sensores devem ser calibrados no ambiente real, ajustando o valor do resistor (R1). Para isso, medem-se os valores máximo e mínimo lidos pelo sensor, no ambiente de instalação, e depois calcula-se um resistor que forneça os melhores resultados na faixa esperada.

Por exemplo, no caso do LDR usado neste projeto, podemos ter sua resistência variando entre 500 Ohms (Noite) e cerca de 100 K (Incidência direta de sol, ao meio-dia). Com essas informações, podemos escolher o valor de R1.

O gráfico abaixo foi construído usando a fórmula do divisor de tensão, aplicando-se os valores lidos no ambiente.

O eixo X mostra os possíveis valores de resistência do LDR, desde uma condição de baixa luminosidade (direita), até a condição de incidência direta de sol do meio dia (esquerda). Já o eixo Y mostra os valores de tensão lidos na saída do sensor.

As 5 linhas coloridas simulam as curvas do sensor, de acordo com o resistor R1 escolhido: 500, 3k, 10k, 30k, 200k ou 1M.

Podemos observar que, nas condições definidas para este sensor, o resistor de 10k é a melhor escolha, pois permite uma resposta mais linear, com a maior faixa de valores de tensão.

O sensor de umidade funciona pelo mesmo princípio. A única diferença é que, ao invés de um LDR, usamos dois pregos galvanizados, afixados na terra. A resistência entre os pregos vai variar de acordo com a umidade do solo, permitindo que o sensor converta a umidade em níveis de tensão.

Abaixo uma foto do sensor:

Caixa

A caixa foi construída por impressão 3D, usando este projeto. Ele permite gerar diferentes tamanhos de caixas do mesmo modelo

SmartCitizen

Este projeto é uma introdução a um projeto maior, do Sabugosa hackerspace